sexta-feira, 31 de outubro de 2008

E porque hoje é Halloween...


... eis uma fotografia de 1986. Enfim, não foi propriamente no Dia das Bruxas, mas há ali quem esteja (muito) bem vestido para tal ocasião... :)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Não é só dizer mal...

In TVI - Hoje, 29.10.2008 (mas também já há 20 anos atrás se pode dizer que o ensino era de qualidade. Basta ver aquilo em que se tornou (a maioria) dos alunos daquele ano):

"Quase 90% das escolas alcançaram uma média positiva na primeira fase dos exames nacionais. É um resultado muito superior ao registado em 2007 que ficou pelos 66%.
No ranking das escolas, as privadas continuam a dar cartas. Os piores resultados chegam das escolas públicas, quase todas do interior do País.
São as escolas privadas que lideram a tabela de louvor da primeira fase dos Exames Nacionais. No geral, quase 90% das escolas do Secundário conseguiram ultrapassar os 9,5 valores. Foi nos colégios privados que as classificações entraram para o ranking dos melhores.
Em primeiro lugar está a Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, com uma média superior a 16 valores. Nas 55 provas realizadas segue-se o Colégio Mira Rio também em Lisboa, com uma média de 15 valores. Já o terceiro lugar vai para o Porto, para o Colégio Nossa Senhora do Rosário.
É sobretudo em Lisboa e no Porto que se concentram os melhores resultados. Seis são de Lisboa, três do Porto e uma de Coimbra. A excepção é o Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, que aparece no 10º lugar dos melhores.
A melhor escola pública aparece no 19º lugar do ranking e é a Secundária Infanta D. Maria também de Coimbra.
A escola Básica e Integrada da Pampilhosa da Serra teve os piores resultados da primeira fase dos Exames Nacionais, com uma média de 6,5 valores. Segue-se a Escola Secundária do Cerco, do Porto, a Secundária do Rodo em Vila Real, três escolas de Portalegre e a Secundária de Penalva do Castelo no distrito de Viseu. Todas tiveram médias inferiores a oito valores.
É no Ensino Básico que os resultados a Matemática surpreenderam. Em 2008, mais de mil escolas tiveram positiva no Exame Nacional do 9º ano, quando em 2007 só pouco mais de 200 o conseguiram.
A Português, a prova também foi superada no Ensino Básico, com apenas seis escolas a não conseguirem obter média positiva a língua portuguesa.
No Secundário repetiu-se a proeza a Matemática com 96% das escolas a conseguirem média positiva na primeira fase dos Exames Nacionais do 12º ano. Ou seja, mais 31 pontos percentuais do que em 2007. Já nos exames de Português B, a média caiu de 90 para 74%.
A Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, volta a ser o estabelecimento de ensino público com melhor média nos Exames Nacionais. Mesmo assim, os quase 14 valores de média, colocam a escola em 19º lugar, atrás dos estabelecimentos de ensino privado"

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Duas décadas...




Já lá vão vinte anos...

E, para muitos de nós, foram 13 anos a aturar-nos uns aos outros, todos os dias - com excepção de (alguns) fins-de-semana... :)

Recordo-me como, nos últimos dias, diziamos que nos continuaríamos a ver, que nunca nos perderíamos de vista... A vida real, obviamente, encarregou-se de mostrar que não seria bem assim. Mas agora temos este espaço (e outros à mão de semear), para podermos voltar a encontrar as caras de quem nunca esquecemos - e, com elas, vozes, cheiros, alegrias e dramas que de vez em quando voltam à retina.

O certo é que eu tenho saudades vossas.

Por agora, deixo uma fotografia de como nós eramos, exactamente em 1988.

T.

Olá pessoal.
De facto essa já longínqua década de 80 deixou saudades. E por mais incrível que possa parecer, quando digo isto não me estou sequer a referir aos desenhos animados checoslovacos do Vasco Granja, ao Festival Eurovisão da Canção, ou mesmo aos Wham, mas sim à nossa velha Academia e sobretudo ao pessoal com quem crescemos e que agora, passados todos estes anos gostava muito de rever.
Bom, mas passemos ao que interessa. Vou tentar colocar aqui para download as fotos em alta resolução e também uma pequena parte do vídeo da nossa mítica viagem a Londres em Abril de 1988 (mesmo assim são 200MB!!!).
Quanto ao filme, apesar das limitações que a tecnologia de então impunha e da questionável realização a cargo do Prof. Adérito (esse fervoroso seguidor da escola do Mestre Manoel de Oliveira), é manifestamente compensado com a presença de um verdadeiro elenco de luxo.

Divirtam-se....

J.

(Nota: Caso esta treta não funcione, é favor apresentar reclamação ao nosso informático residente : o Puí ! Se não conseguirem ver com o Windows Media Player tentem o DivX Player).

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Em actualização...

Bom, depois desta aventura internética para tentar contactar o maior número de pessoas possível, eis que já temos algumas novidades (umas alucinantes, de facto, muito mais do que o que se poderia esperar de um grupo tão "pacato").
Seja como for, já temos uma "seguidora" fora do "gang da ganga", nome atribuído por um ilustre causídico docente da Faculdade de Direito - paz à sua alma - a mim, Tiago, João e Pipinho, que tinhamos por hábito apresentar-nos nas orais de gravata e casaco... mas sempre de calças de ganga!
O pessoal que nos quiser contactar - o que agradecemos - é só mandar um e-mail para academiamusica1988@gmail.com

quinta-feira, 23 de outubro de 2008




A pedido de várias famílias, principalmente do Pui que está extremamente preocupado com a divulgação pública da sua imagem (vá-se lá saber porquê! Ninguém o reconhece, mesmo!), aqui ficam as "fichas" originais.





As fotos do almoço de 1998


O pessoal:
ACADEMIA DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA
1987-88

Turma A
Leonor Alexandra Correia Real Mendes
Nuno Alexandre Camões Flores
Ana Gouveia e Freitas Martins
Filipa Isabel Gonçalves Ferreira Thedim
Susana Isabel Neves Lourenço
Sandra Patrícia Esteves Salgado Bandeira
Hugo Maia
Luís Artur de Deus Martins Lourenço
Tiago Rafael da Silva Moura Pires Pereira
Sandra Isabel Neto Pinto
Cláudia Sofia Gonçalves da Ponte Ferreira
Ana Sofia Tassa de Figueiredo Mendes Calado
Zaida Isabel dos Santos Lopes Pereira
Patrícia Dias Mendonça Rijo
Carlos Miguel Pereira de Jesus Lourenço
Filipe Aveiro Marques
Maria Sofia do Souto Rocha
Patrícia Margarida Piedade Figueiredo

Turma B
Ana Sofia Andrade Ferreira
Maria Manuel Dinis e Silva Gameiro
Ricardo Afonso dos Santos Vaz
José Rui Marques Fernandes
Nuno Miguel Salgado Silva Soares Bernardino
Cláudio Jorge Ribeiro Fernandes Neves
Paulo Rui Teixeira Dourado
Nuno Tiago Wolckart Gameiro
Susana Sofia Parreira Serrador
Carla Sofia Geirinhas Figueiredo Ramalhete
João Miguel Martins Oliveira
Ana Sola Castro Alves Costa
João Luís Fernandes Nunes Tavares
Catarina Sola Castro Alves Costa
Pedro Luís Nisa
Sandra Cristina dos Santos Santana
Rui Miguel Borges Martins
Pedro Luís Gonçalves dos Santos
Susana Adelino Simões
Carla Susana Cristóvão Machado
Sandra Margarida Henriques Nery Gomes
Inês Maria Gomes Coutinho
Inês Lauret Duarte Belo
Francisco Lizardo Barracas Milheiriço Fontes

A turma de 88

Em 1988, um grupo de putos (e pitas!) concluiu o então 9º ano na Academia de Música de Santa Cecília. Apesar de ninguém ter um jeito muito especial para as artes musicais - salvo honrosas excepções - não foi por isso que não ficou na história daquele estabelecimento de ensino.
Em 1998, um grupo pequeno reuniu-se na Academia para um almoço.
Passaram 20 anos desde que terminámos o curso, com uma histórica viagem a Londres e, mantendo uma estreita amizade com alguns "cromos" dessa altura - Tiago Pereira, Pedro Santos (aka, Pui), João Tavares e Filipe Marques (aka, Pipinho) - decidimos que era uma boa altura para tentarmos reunir o máximo de colegas possível para um almoço de confraternização!
Uma das ideias em cima da mesa foi a de criar um blogue que servisse de asilo ao pessoal e uma forma de conseguirmos contactar o maior número de pessoas.
Aqui fica!