quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL!




Um bom Natal para todos!
Vou pedir ao Pai Natal para nos trazer, em 2009, muitos antigos colegas a este blogue...!

As saudades são muitas :)

BOAS FESTAS!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

VIAGEM A LONDRES 1988 - parte 3







Cá vai mais um tesourinho para a arca das recordações: o Programa da nossa viagem a Londres!

Não me vou alongar e deixo-vos re-"absorver" todas as recomendações e preparativos que os nossos estimados professores deixaram para nosso cuidado! Nem sequer apaguei as entradas a caneta que a minha, muito galinha e preocupada mãe (e não deve ter sido a única), anotou para manter a coisa sob o maior controlo possível ;P

Espero que gostem!


sábado, 29 de novembro de 2008

Visita de estudo a Évora - 8.º Ano



As visitas de estudo na Academia sempre foram uma coisa frequente, o que bem demonstra o empenho e paciência de alguns dos professores que se atreviam a levar uma imprevisível "manada" de miúdos aos mais diversos locais.

Era bem diferente aprender estando lá, do que ver uma foto num livro ou simplesmente ouvir falar.

Além disso, e talvez tão ou mais importante, era o convívio que se gerava entre nós e que, fora dos "muros" da Academia, era sempre diferente e fazia com que estes dias fossem muito especiais.

Alguns dos professores que se davam ao trabalho de organizar estas visitas sabiam-no e muitos de nós alunos com certeza também o sentimos e ainda nos recordamos com saudade de algumas dessas visitas.

Aqui ficam algumas fotos da visita de estudo a Évora, feita em 1987 quando andávamos no 8º Ano.

Um programa especial...




Ora aqui vai mais um daqueles "tesourinhos" que encontrei numa das gavetas da casa da minha mãe.

Atentem no nome de alguns dos intervenientes! É capaz de ser dos programas em participou mais gente do nosso ano (e, como sabemos, as participações não eram assim tão frequentes, salvo algumas honrosas excepções).

Paulo Dourado, João Tavares e Filipe Marques à guitarra, em duetos ou acompanhando outros nobres instrumentos.
Patrícia Rijo na flauta de bisel, Patrícia Fiqueiredo ao piano e, já num "preview" da sua futura carreira artística, Nuno Flores ao violino!

Talvez apenas nos tenhamos apercebido de quão invulgar era podermos usufruir da música quando chegámos "cá fora" e certamente fomos muitas vezes um pouco contrariados para uma aula de formação musical ou de instrumento a pensar que os outros estavam a curtir uma grande onda enquanto nós tínhamos que estar ali (eu sei que pensei :P)...

Mas digam lá que não era giro andarmos escondidos pelas salas de música para escaparmos às horas de estudo, ou o stress da preparação das audições (sim, que isto de ir tocar em público tem que se lhe diga)...ou ainda o stress de algumas meninas que eram "aterrorizadas" pelo monstro Adamastor (Adamas para os amigos) que lhes entrava pela sala de piano adentro urrando assustadoramente LOL!

Pessoalmente, considero-me privilegiada por hoje conseguir olhar para uma pauta de música e perceber o que lá está escrito e quando quero relaxar ainda me sento muitas vezes ao piano e saco umas notas...

E vocês, pessoal? Ainda tocam de vez em quando?

sábado, 22 de novembro de 2008

Hoje é dia de Santa Cecília

Quem não se recorda dos dias 22 de Novembro, que durante muitos anos se celebraram com uma missa em honra da nossa padroeira, na qual todos tinhamos que participar - era das poucas vezes que se apresentava o "coro da escola" que icluía todos os alunos e não apenas os que tinham uma voz mais melodiosa.
Éramos tantos que a missa era sempre celebrada no ginásio, geralmente com um frio de rachar (sim, porque naquela altura as alterações climáticas ainda não nos tinham presenteado com Novembros de Sol) e uma assistência Vip, como era o caso do Sr. Eng.º Krus Abecassis que não falhava um destes eventos, sempre na primeira fila!
Tínhamos uma orquestra enorme, dirigida pelo nosso querido Prof. Henrique Fernandes e entoávamos o inolvidável hino a Santa Cecília:

"Poder e glória do espírito
Felizes todos os mártires
O Corpo sacrificado
Por Deus ha-de ressurgir.

Cecília, tu foste eleita
Entre os servos do Senhor
Nossa guia e protectora
Que nos leva ao salvador

Com a palma do martírio
Cecília ganhou a glória
De dar a vida por Cristo
Com Ele cantar vitória!"

(...afinal sempre me lembrei de tudo!...)

Durante muitos anos fomos ainda presenteados com uma sessão de cinema da parte da tarde, lembram-se? Eramos divididos por "escalões" etários e cada grupo tinha direito a assistir a um filme adequado à sua idade.
Ainda me lembro da primeira vez que tivemos direito a um "filme para os mais crescidos" e que foi, nada mais, nada menos que o Jesus Cristo Super Star (coisa leve, portanto). Acho que fomos vê-lo ao cinema Quarteto. Lembro-me de ter ficado muito à frente e, confesso, não ter percebido nada daquilo (era só gente com uns trajos esquisitos, aos saltos e num cenário bastante desértico). Mas a música ficou no ouvido!

O que importa é que, pelo menos para mim, o dia 22 de Novembro tem sempre um significado. Mais uma das coisas boas que a nossa casa nos deixou!

Viva a Música! :D

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Auto da Barca da Academia






Num momento inspirado
Como há muito não se via
Escreveu o nosso amigo Tiago
O "Auto da Barca da Academia".

J.T.

* * *

domingo, 16 de novembro de 2008

Festa de Finalistas - Natal de 1987




Aqui fica algum material que consegui encontrar a respeito da festa, incluindo algumas fotos e um texto publicado na revista da Academia, escrito pela Sofia Rocha.

























sexta-feira, 14 de novembro de 2008

VIAGEM A LONDRES 1988 - Parte 2

Para que não vos falte nada, cá está a segunda parte do filme da viagem.

Ao ver o filme, há momentos e pormenores que recordo perfeitamente como se fosse ontem, mas o que é certo é que já la vão mais de 20 anos !!!

A memória que retenho de muitos dos nossos colegas é exactamente a que podemos ver no vídeo, uma vez que nunca mais nos reencontrámos.

Por isso, e porque acho que para a maioria de nós a curiosidade relativamente ao restantes colegas deve ser recíproca, aqui fica mais uma vez o apelo, PARTICIPEM NO BLOGUE.


http://br.youtube.com/watch?v=dNzDSIL-EM8


VIAGEM A LONDRES 1988 - Parte 1

Houve com certeza muitos momentos marcantes durante todos os anos que passamos na Academia. Mas a Viagem de finalistas a Londres em Abril de 1988 será provavelmente para muitos um desses pontos mais altos.

Foi se calhar para muitos a primeira vez que foram a um país estrangeiro, que andaram de avião (eu incluído), que ficaram longe dos pais por tanto tempo (eu não incluído :-) ), entre outras coisas....

Felizmente existe um vídeo dessa mítica viagem e aqui fica um primeiro clip (reeditado pelo próprio realizador).

http://br.youtube.com/watch?v=MdXq-fVuXks

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Noite de Finalistas - Natal de 1987

Foi uma das noites mais extraodinárias da minha vida: 19 de Dezembro de 1987.
Contra tudo e contra todos - sim, porque muita gente não acreditava que o conseguiríamos! -, organizámos um espectáculo digno de profissionais.
E rendeu ainda mais do que esperávamos...

Desde as luzes à concepção geral e, sobretudo, à dedicação e inspiração de todos.
Aliás, esta noite foi um marco: a demonstração clara de que éramos um grupo unido e que, juntos, tínhamos uma capacidade fantástica para criar e organizar.

E se as memórias que tenho dessa noite são muitas, infelizmente apenas tenho uma prova física: um bilhete.

Sei que alguém gravou o espectáculo em vídeo. Ter-se-á perdido para sempre esse documento?
Ainda hoje tenho esperanças de que ele, um dia, apareça.
E, aí sim, vou emocionar-me. Como ainda hoje o faço quando recordo aquela noite.


Dezembro de 1979


Audição de Natal, ainda nos anos 70... concretamente, em 1979.
Estávamos na 1ª classe.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008



1ª Audição do Ano Lectivo 1982/83

Também os meus pais foram guardando sucessivamente os papéis que lhes iam chegando, e pelos vistos tiveram o bom senso de não os deitar fora imediatamente, dando lugar a que anos mais tarde, ao se abrir uma gaveta que estava atafulhada de coisas, e por esse motivo foi sendo sucessivamente adiada a sua arrumação, se encontrem estes pedaços do passado.



domingo, 9 de novembro de 2008

Turma da 1.ª ou 2.ª Classe


Vamos regressar ainda um pouco mais ao passado.

Aqui fica uma foto da turma completa da Maria do Carmo na 1.ª ou 2.ª Classe.
J.T.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Obama e o Papa estão connosco!


À Maria do Carmo


Respondendo ao repto do Paulinho, permitam-me esta singela homenagem à Professora Maria do Carmo.
Muito do que sei e sou hoje, devo-o à minha professora primária. Maria do Carmo, muito obrigado.

Um salto para o desconhecido

Corria o ano lectivo 1984-85, estávamos prestes a entrar na Primavera desse ano. Por volta dessa altura os meus Pais comunicaram-me que íamos para Macau dentro em breve. Com apenas 12 anos e uma noção muito restrita do mundo fazia lá ideia ao que ia...

O resto do pessoal juntou-se e recolheu fundos para me oferecer uma prenda: uma cassete com o jogo Chequered Flag para o ZX Spectrum 48K. Essa cassete ainda existe, bem como as imagens do jogo, que muita companhia me fez nos primeiros tempos passados lá longe, onde essa magnífica invenção da Timex não tinha chegado.

Ao longo dos anos mantive o contacto sobretudo com o Tiago, o Pipinho e o João Luis. Muitas das memórias daqueles primeiros anos são extremamente ténues, mas este blog tem-me permitido recuperar algumas delas.

Aqui fica a minha primeira contribuição para este repositório de recordações. Um grande bem haja a todos vocês, e que estes encontros virtuais se possam transformar num grande encontro real um dia desses!

Concerto - 8º Ano

A pedido de várias famílias, aqui estão algumas das fotos que imortalizaram o concerto realizado no 8º ano.

A primeira parte, preenchida por umas fantásticas Bangles (da esquerda para a direita, Ana Gouveia, Marina e Zaida - com o Adamas pelo meio...).


A que se seguiram os Sacrifice.
Na foto, da esquerda para a direita: Pipinho, Tiago, João, Nuno Flores (no seu primeiro lançamento em banda rock...), Hugo (Careca) e Ricardo (Bicha).


Cenários sumptuosos...


...pirotecnia (à esquerda, Paulinho a rockar)...


...momentos de espectacularidade ímpar (reparem na expressão dramática do Puí e na tranquilidade da múmia Carlos, patrocinada por uma conhecida marca de papel higiénico...)...






Enfim, mais uma doce recordação!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Marina e Artur

Lamento ter de introduzir uma nota mais triste.
A Marina e o Artur estavam lá em 1988.
Mas, infelizmente, não vão poder estar no encontro "20 anos depois".
Mas é, também, com a nossa lembrança que eles "se vão da lei da morte libertando".

Homenagem aos Professores

Para além de um ambiente familiar, a Academia, nos idos de oitenta, caracterizava-se por um corpo docente muito acima dos padrões de ensino da época. E então, comparando com os de hoje, sem dúvida que - agora que olhamos para trás com 20 anos de distância e a sapiência que a idade nos trouxe - deve reconhecer-se que muitos deles nos marcaram para o resto da vida.
Claro que nem tudo foram rosas. É engraçado como a memória é selectiva, não me fazendo recordar dos maus exemplos. Não me lembro, por exemplo, do nome do "fininho" - apenas da alcunha, sim porque também os "stôres" as tinham! - que nos acompanhava com rigidez excessiva nas aulas de estudo.
Mas recordo com saudades as aulas do tio Adérito, da disciplina britânica do Walter, da "química" do Figueiredo, da candura da Fidalgo e, claro, da paciência do Silvestre.
Era giro que, se algum de vós possuir fotos deles, elas cá viessem parar!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Esta é p'ras meninas...


E porque a nossa vida na Academia foi mesmo uma vida (para alguns somou 13 anos!) aqui vai o registo de um momento desportivo, no escalão infantil/juvenil. Quem se recorda do nosso querido ginásio, palco de tantos eventos, entre os quais o inesquecível concerto dos "Bon Jovi" naquele memorável carnaval. Que sonho!!! Ninguém tem fotos?


F.T.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bons velhos tempos....



Que bela vida....

Mais uma tarde de "sorna" no recreio das carrinhas, mas pelos vistos é só para alguns...

J.T.

Alcunhas

Em conversa com o compadre (João Tavares, para quem não sabe) dizia-me ele "é pá, se calhar é chato estar a actualizar a folha de contactos com alcunhas. Há pessoal que pode não achar muito agradável". Este pertinente e sábio reparo fez-me matutar no assunto e lembrei-me de colocar aqui este post sobre o tema.
De facto, nos anos 80 éramos muito "originais" a alcunhar os colegas de escola. Não sei como será hoje em dia - a minha filha ainda mal diz os "rr"... - mas presumo que, como muitas outras coisas, também nesta área a "coisa" tenha evoluído significativamente. Seja como for, éramos muito maus para uns e mais simpáticos para outros: "bicha", "cagão", "frog", "beta", "adamas", etc, etc, são epítetos que, descontextualizados, soam rude. Mas, naquela altura, naquele ambiente tão familiar, era para nós algo de "normal". Aliás, quem não se recorda do famoso professor de inglês, cujo nome começa por W e acaba em R (tendo pelo meio, de forma perfeitamente aleatória as letras "ALTE") se dirigir a um colega nosso: "bicha! bicha!"... Era algo tão enraizado que já nem pensávamos no assunto.
Ainda hoje em dia, todos me chamam "Paulinho" e todos chamamos "Pui" ao "Pui" (não me lembro do nome verdadeiro dele... ;-)).
Esta espécie de "aviso legal" serve tão só para que os nossos colegas e amigos não se sintam ofendidos - porque não é essa a intenção, de todo! - se por acaso alguns de nós usar esses termos nos comentários ou aqui nos posts. É, digo-o com muita sinceridade, apenas uma forma de saudosismo, para nos lembrarmos do tempo em que não éramos apenas mais um Paulo, um Nuno ou um Ricardo entre tantos outros...
Um grande abraço a todos vós e que a vida vos tenha trazido tudo de bom!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

E porque hoje é Halloween...


... eis uma fotografia de 1986. Enfim, não foi propriamente no Dia das Bruxas, mas há ali quem esteja (muito) bem vestido para tal ocasião... :)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Não é só dizer mal...

In TVI - Hoje, 29.10.2008 (mas também já há 20 anos atrás se pode dizer que o ensino era de qualidade. Basta ver aquilo em que se tornou (a maioria) dos alunos daquele ano):

"Quase 90% das escolas alcançaram uma média positiva na primeira fase dos exames nacionais. É um resultado muito superior ao registado em 2007 que ficou pelos 66%.
No ranking das escolas, as privadas continuam a dar cartas. Os piores resultados chegam das escolas públicas, quase todas do interior do País.
São as escolas privadas que lideram a tabela de louvor da primeira fase dos Exames Nacionais. No geral, quase 90% das escolas do Secundário conseguiram ultrapassar os 9,5 valores. Foi nos colégios privados que as classificações entraram para o ranking dos melhores.
Em primeiro lugar está a Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, com uma média superior a 16 valores. Nas 55 provas realizadas segue-se o Colégio Mira Rio também em Lisboa, com uma média de 15 valores. Já o terceiro lugar vai para o Porto, para o Colégio Nossa Senhora do Rosário.
É sobretudo em Lisboa e no Porto que se concentram os melhores resultados. Seis são de Lisboa, três do Porto e uma de Coimbra. A excepção é o Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, que aparece no 10º lugar dos melhores.
A melhor escola pública aparece no 19º lugar do ranking e é a Secundária Infanta D. Maria também de Coimbra.
A escola Básica e Integrada da Pampilhosa da Serra teve os piores resultados da primeira fase dos Exames Nacionais, com uma média de 6,5 valores. Segue-se a Escola Secundária do Cerco, do Porto, a Secundária do Rodo em Vila Real, três escolas de Portalegre e a Secundária de Penalva do Castelo no distrito de Viseu. Todas tiveram médias inferiores a oito valores.
É no Ensino Básico que os resultados a Matemática surpreenderam. Em 2008, mais de mil escolas tiveram positiva no Exame Nacional do 9º ano, quando em 2007 só pouco mais de 200 o conseguiram.
A Português, a prova também foi superada no Ensino Básico, com apenas seis escolas a não conseguirem obter média positiva a língua portuguesa.
No Secundário repetiu-se a proeza a Matemática com 96% das escolas a conseguirem média positiva na primeira fase dos Exames Nacionais do 12º ano. Ou seja, mais 31 pontos percentuais do que em 2007. Já nos exames de Português B, a média caiu de 90 para 74%.
A Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, volta a ser o estabelecimento de ensino público com melhor média nos Exames Nacionais. Mesmo assim, os quase 14 valores de média, colocam a escola em 19º lugar, atrás dos estabelecimentos de ensino privado"

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Duas décadas...




Já lá vão vinte anos...

E, para muitos de nós, foram 13 anos a aturar-nos uns aos outros, todos os dias - com excepção de (alguns) fins-de-semana... :)

Recordo-me como, nos últimos dias, diziamos que nos continuaríamos a ver, que nunca nos perderíamos de vista... A vida real, obviamente, encarregou-se de mostrar que não seria bem assim. Mas agora temos este espaço (e outros à mão de semear), para podermos voltar a encontrar as caras de quem nunca esquecemos - e, com elas, vozes, cheiros, alegrias e dramas que de vez em quando voltam à retina.

O certo é que eu tenho saudades vossas.

Por agora, deixo uma fotografia de como nós eramos, exactamente em 1988.

T.

Olá pessoal.
De facto essa já longínqua década de 80 deixou saudades. E por mais incrível que possa parecer, quando digo isto não me estou sequer a referir aos desenhos animados checoslovacos do Vasco Granja, ao Festival Eurovisão da Canção, ou mesmo aos Wham, mas sim à nossa velha Academia e sobretudo ao pessoal com quem crescemos e que agora, passados todos estes anos gostava muito de rever.
Bom, mas passemos ao que interessa. Vou tentar colocar aqui para download as fotos em alta resolução e também uma pequena parte do vídeo da nossa mítica viagem a Londres em Abril de 1988 (mesmo assim são 200MB!!!).
Quanto ao filme, apesar das limitações que a tecnologia de então impunha e da questionável realização a cargo do Prof. Adérito (esse fervoroso seguidor da escola do Mestre Manoel de Oliveira), é manifestamente compensado com a presença de um verdadeiro elenco de luxo.

Divirtam-se....

J.

(Nota: Caso esta treta não funcione, é favor apresentar reclamação ao nosso informático residente : o Puí ! Se não conseguirem ver com o Windows Media Player tentem o DivX Player).

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Em actualização...

Bom, depois desta aventura internética para tentar contactar o maior número de pessoas possível, eis que já temos algumas novidades (umas alucinantes, de facto, muito mais do que o que se poderia esperar de um grupo tão "pacato").
Seja como for, já temos uma "seguidora" fora do "gang da ganga", nome atribuído por um ilustre causídico docente da Faculdade de Direito - paz à sua alma - a mim, Tiago, João e Pipinho, que tinhamos por hábito apresentar-nos nas orais de gravata e casaco... mas sempre de calças de ganga!
O pessoal que nos quiser contactar - o que agradecemos - é só mandar um e-mail para academiamusica1988@gmail.com

quinta-feira, 23 de outubro de 2008




A pedido de várias famílias, principalmente do Pui que está extremamente preocupado com a divulgação pública da sua imagem (vá-se lá saber porquê! Ninguém o reconhece, mesmo!), aqui ficam as "fichas" originais.





As fotos do almoço de 1998


O pessoal:
ACADEMIA DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA
1987-88

Turma A
Leonor Alexandra Correia Real Mendes
Nuno Alexandre Camões Flores
Ana Gouveia e Freitas Martins
Filipa Isabel Gonçalves Ferreira Thedim
Susana Isabel Neves Lourenço
Sandra Patrícia Esteves Salgado Bandeira
Hugo Maia
Luís Artur de Deus Martins Lourenço
Tiago Rafael da Silva Moura Pires Pereira
Sandra Isabel Neto Pinto
Cláudia Sofia Gonçalves da Ponte Ferreira
Ana Sofia Tassa de Figueiredo Mendes Calado
Zaida Isabel dos Santos Lopes Pereira
Patrícia Dias Mendonça Rijo
Carlos Miguel Pereira de Jesus Lourenço
Filipe Aveiro Marques
Maria Sofia do Souto Rocha
Patrícia Margarida Piedade Figueiredo

Turma B
Ana Sofia Andrade Ferreira
Maria Manuel Dinis e Silva Gameiro
Ricardo Afonso dos Santos Vaz
José Rui Marques Fernandes
Nuno Miguel Salgado Silva Soares Bernardino
Cláudio Jorge Ribeiro Fernandes Neves
Paulo Rui Teixeira Dourado
Nuno Tiago Wolckart Gameiro
Susana Sofia Parreira Serrador
Carla Sofia Geirinhas Figueiredo Ramalhete
João Miguel Martins Oliveira
Ana Sola Castro Alves Costa
João Luís Fernandes Nunes Tavares
Catarina Sola Castro Alves Costa
Pedro Luís Nisa
Sandra Cristina dos Santos Santana
Rui Miguel Borges Martins
Pedro Luís Gonçalves dos Santos
Susana Adelino Simões
Carla Susana Cristóvão Machado
Sandra Margarida Henriques Nery Gomes
Inês Maria Gomes Coutinho
Inês Lauret Duarte Belo
Francisco Lizardo Barracas Milheiriço Fontes

A turma de 88

Em 1988, um grupo de putos (e pitas!) concluiu o então 9º ano na Academia de Música de Santa Cecília. Apesar de ninguém ter um jeito muito especial para as artes musicais - salvo honrosas excepções - não foi por isso que não ficou na história daquele estabelecimento de ensino.
Em 1998, um grupo pequeno reuniu-se na Academia para um almoço.
Passaram 20 anos desde que terminámos o curso, com uma histórica viagem a Londres e, mantendo uma estreita amizade com alguns "cromos" dessa altura - Tiago Pereira, Pedro Santos (aka, Pui), João Tavares e Filipe Marques (aka, Pipinho) - decidimos que era uma boa altura para tentarmos reunir o máximo de colegas possível para um almoço de confraternização!
Uma das ideias em cima da mesa foi a de criar um blogue que servisse de asilo ao pessoal e uma forma de conseguirmos contactar o maior número de pessoas.
Aqui fica!