sábado, 22 de novembro de 2008

Hoje é dia de Santa Cecília

Quem não se recorda dos dias 22 de Novembro, que durante muitos anos se celebraram com uma missa em honra da nossa padroeira, na qual todos tinhamos que participar - era das poucas vezes que se apresentava o "coro da escola" que icluía todos os alunos e não apenas os que tinham uma voz mais melodiosa.
Éramos tantos que a missa era sempre celebrada no ginásio, geralmente com um frio de rachar (sim, porque naquela altura as alterações climáticas ainda não nos tinham presenteado com Novembros de Sol) e uma assistência Vip, como era o caso do Sr. Eng.º Krus Abecassis que não falhava um destes eventos, sempre na primeira fila!
Tínhamos uma orquestra enorme, dirigida pelo nosso querido Prof. Henrique Fernandes e entoávamos o inolvidável hino a Santa Cecília:

"Poder e glória do espírito
Felizes todos os mártires
O Corpo sacrificado
Por Deus ha-de ressurgir.

Cecília, tu foste eleita
Entre os servos do Senhor
Nossa guia e protectora
Que nos leva ao salvador

Com a palma do martírio
Cecília ganhou a glória
De dar a vida por Cristo
Com Ele cantar vitória!"

(...afinal sempre me lembrei de tudo!...)

Durante muitos anos fomos ainda presenteados com uma sessão de cinema da parte da tarde, lembram-se? Eramos divididos por "escalões" etários e cada grupo tinha direito a assistir a um filme adequado à sua idade.
Ainda me lembro da primeira vez que tivemos direito a um "filme para os mais crescidos" e que foi, nada mais, nada menos que o Jesus Cristo Super Star (coisa leve, portanto). Acho que fomos vê-lo ao cinema Quarteto. Lembro-me de ter ficado muito à frente e, confesso, não ter percebido nada daquilo (era só gente com uns trajos esquisitos, aos saltos e num cenário bastante desértico). Mas a música ficou no ouvido!

O que importa é que, pelo menos para mim, o dia 22 de Novembro tem sempre um significado. Mais uma das coisas boas que a nossa casa nos deixou!

Viva a Música! :D

1 comentário:

  1. Numa das missas em que fiz de acólito (faltar às aulas para ir aos ensaios era aliciante) quando entrávamos no ginásio com os castiçais, a cera das velas começou a cair-me para a mão. Só me apetecia gritar. Aguenta e não chora.Aquela missa fez de mim um Homem.

    ResponderEliminar